1 Outubro 2016      14:06

Está aqui

A CASA DAS ESTRELAS ESTÁ NO ALENTEJO

Já foi inaugurada a Sede da Reserva Dark Sky Alqueva em Cumeada, no concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora).

Na cerimónia esteve o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo além do presidnete da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, Roberto Grilo, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, e João Torres, Presidente da EDP Distribuição.

A Reserva Dark Sky Alqueva vai ficar instalada no antigo edifício da Escola Primária de Cumeada, e terá uma sala para palestras e o observatório astronómico, com telescópios adquiridos pela autarquia.

Gonçalo Jordão, conceituado muralista - vencedor de um Óscar como parte da equipa do filme "Grand Budapest Hotel" - pintou um mural no edifício.

Na iauguração houve lugar à degustação da edição especial do Sharish Gin Dark Sky Alqueva e para a atuação do músico escocês Sandy Kilpatrick.

Houve ainda uma palestra dedicada à população da aldeia de Cumeada, intitulada “Um passeio pelo Cosmos”, proferida por Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva. E para a assinatura de um protocolo entre o município e a EDP Distribuição e que visa a substituição em todo o concelho das luminárias de iluminação pública para luminárias com tecnologia LED.

Miguel Claro realizou ainda uma “visita guiada ao céu Dark Sky” e Mauro Dilema e Andreia Vaz, da Escola de Artes da Universidade de Évora, para assinalar o Dia Mundial da Música, hoje, sábado, deram um recital de piano e violino.

Relembramos que da Reserva Dark Sky Alqueva, fazem parte os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos, e que esta reserva foi a primeira do mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo, atestando as caraterísticas únicas do céu noturno nesta zona do Alentejo. 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.