16 Setembro 2021      09:47

Está aqui

Casa da Cidadania Salgueiro Maia já recebeu 5 500 visitantes

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, inaugurada no dia 1 de julho deste ano, recebeu, em dois meses e meio, mais de 5 500 visitantes, número que “supera de longe” as expectativas do município local.

Em declarações à Rádio Portalegre, António Pita, presidente da Câmara de Castelo de Vide, considerou o número de visitantes “absolutamente extraordinário”, e que mostra que estava certo quando afirmou que “o museu era um projeto para o país”.

O espaço museológico reúne o espólio doado pelo capitão de abril, Salgueiro Maia, à autarquia da sua terra natal.

Por exemplo, o megafone usado por Salgueiro Maia a 25 de abril de 1974 para intimar Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia, assim como o uniforme e o “quico” que envergava nesse dia, são duas das muitas peças que estão em exposição na Casa da Cidadania Salgueiro Maia.

De acordo com António Pita, no núcleo principal do novo espaço museológico está em exposição apenas “uma pequena parte do acervo de Salgueiro Maia, sendo intenção da autarquia expor a coleção de armas do capitão de abril num edifício anexo ao Museu, o antigo paiol, e criar um centro documental e de investigação, na antiga cadeia, com quase todos os cartazes sobre a revolução dos cravos”.

O autarca lembrou também que a segunda fase do projeto da Casa da Cidadania Salgueiro Maia encontra-se ainda por concretizar. Esta fase é referente à parte social, que contempla a instalação de uma cafetaria, uma loja e uma zona de arrumos.

 

Fotografia de sábado.pt