1 Julho 2021      09:52

Está aqui

Casa da Cidadania Salgueiro Maia inaugurada hoje em Castelo de Vide

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, é inaugurada hoje, quinta-feira, 1 de julho, data que marca o aniversário do capitão de abril que, se fosse vivo, completaria 77 anos de idade, avança a Renascença. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, vai estar presente na cerimónia.

Este novo espaço museológico pretende “divulgar os valores da fraternidade, liberdade e democracia às novas gerações” e está localizado no castelo do município do distrito de Portalegre. É resultado de um projeto conjunto entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide e a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).

Em comunicado, a DRCAlentejo explica que a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, pretende, também, “promover a visibilidade de uma personalidade que representa a essência da revolução do 25 de Abril de 1974”, considerado “um Herói Nacional”, por via do “espólio que doou à autarquia da terra onde nasceu, cumprindo a vontade que deixou expressa em testamento, relativa à respetiva musealização”.

Entre as peças que integram o núcleo museológico encontra-se “o conhecido megafone com o qual, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o capitão Salgueiro Maia intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia”, indica ainda a DRCAlentejo.

O espaço museológico apresenta, também, o uniforme militar usado nesse dia, “entre outros uniformes, divisas, estandartes e insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares” do capitão.

O investimento deste núcleo museológico envolveu mais de 1,1 milhão de euros, o que corresponde à primeira e mais importante fase do projeto, uma vez que está prevista uma segunda fase, com a instalação de uma loja, uma sala de exposições, e uma área para bar e esplanada.

Para tornar possível a concretização deste projeto, a DRCAlentejo apresentou uma candidatura aos fundos comunitários, celebrando um protocolo com a Câmara de Castelo de Vide para assegurar a contrapartida nacional deste investimento, cofinanciado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O projeto técnico é da responsabilidade da DRCAlentejo, dona da obra, e a museologia tem a autoria do historiador Fernando António Baptista Pereira e presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Em Castelo de Vide, para celebrar a efeméride, está preparado um programa, que começa pela manhã com o hastear das bandeiras no edifício dos Paços do Concelho, a que se segue uma salva de morteiros em comemoração dos 77 anos do oficial de Cavalaria.

Outras iniciativas previstas são a apresentação do livro “Das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, de Moisés Cayetano Rosado, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, uma sessão de autógrafos, a deposição de flores junto ao busto de Salgueiro Maia e a abertura da exposição “A Chaimite na Revolução – Momentos”, de Alfredo Cunha.

A partir das 16h30, a inauguração da Casa da Cidadania Salgueiro Maia acontece com a presença anunciada do Presidente da República, seguindo-se, pelas 18h00, um concerto evocativo dos 77 anos do capitão de abril, pela Orquestra Sem Fronteiras, na Igreja Matriz de Castelo de Vide.

 

Fotografia de jn.pt