18 Novembro 2016      15:22

Está aqui

CARLOS MOEDAS, O COMISSÁRIO ALENTEJANO

Chama-se Carlos Manuel Félix Moedas, nasceu em Beja, tem 46 anos, é engenheiro civil e economista e a grande maioria dos alentejanos passou a conhecê-lo quando foi nomeado Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro entre 2011 e 2014.

E é em 2014 que Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia, atribui-lhe a pasta da Investigação, Ciência e Inovação, confiando-lhe o maior programa de sempre de investigação e inovação da União Europeia, o chamado Horizonte 2020, com um orçamento global de 80 mil milhões de euros.

Em entrevista recente ao Observador admitiu sentir uma enorme satisfação em ser membro de uma Comissão Europeia que "soube aplicar as regras de forma inteligente e que, acima de tudo, reconheceu o enorme esforço feito pelos portugueses."

Falava a propósito da decisão da Comissão Europeia em não propor a suspensão de fundos a Portugal. "Foi uma decisão consensual e que eu defendi, pelas mesmas razões que sempre defendi que não deveria ser imposta uma multa a Portugal". Para Carlos Moedas o Governo português saberá "manter a trajetória de consolidação das finanças públicas a que se comprometeu. A Comissão Europeia continuará também apoiar a dinamização do investimento, nomeadamente através do Plano Juncker, o qual também tem sido aproveitado por Portugal."

Imagem de capa de Jennifer Jacquemart.