27 Dezembro 2022      11:56

Está aqui

Canil e Gatil da Resialentejo triplica a sua capacidade

O Canil e Gatil Intermunicipal da Resialentejo (CAGIA), num investimento de 350 mil euros, triplicou a sua capacidade e foi inaugurado na passada quarta-feira no Parque Ambiental do Montinho, em Beja, com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas Paulo Catarino.

De acordo com o jornal Sul Informação, o investimento dota o canil e o gatil, que até agora acolhiam cerca de 60 cães e 60 gatos, de uma capacidade para 200 cães e 120 gatos, que poderão ascender a 180, no próximo ano.

Esta requalificação permitiu, ainda, construir um segundo gatil, 40 novas boxes para cães, uma nova zona de recreio, duas áreas de armazenamento e lavandaria, um espaço de quarentena e um parque para treinos de perícia e obediência, orientados para a diminuição do stress e a melhoria do comportamento dos animais.

Além disso, a zona de quarentena está equipada com seis lugares para o isolamento de cães e conta com uma área para o isolamento de gatos.

Nestas novas instalações, estão integrados quatro tratadores de animais, uma auxiliar de veterinária, um treinador e 12 médicos veterinários municipais que, de forma rotativa, asseguram a direção técnica do CAGIA.

Note-se que o CAGIA responde às necessidades de recolha e encaminhamento dos animais domésticos de companhia abandonados nos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Moura, Mourão, Ourique, Reguengos de Monsaraz, Serpa e Vidigueira.

 O equipamento integra a Resialentejo, empresa intermunicipal do Baixo Alentejo responsável por dar um destino final aos resíduos indiferenciados (resíduos que não são separados), provenientes da recolha municipal.