21 Julho 2022      12:42

Está aqui

Campos de girassóis no Alentejo fazem sucesso no Instagram

Os campos agrícolas repletos de girassóis, entre Ferreira do Alentejo e Castro Verde, ganham vida entre a primavera e o verão, tornando-se paragem obrigatória para os visitantes tirarem fotografias.

De acordo com o portal New in Town, estes campos têm feito sucesso na rede social Instagram, que tem surgido com vários utilizadores a publicar fotografias coloridas com estes girassóis em pano de fundo.

A Nutriprado, empresa com sede em Elvas que mantém viva a cultura do girassol no país, adianta que só no Alentejo existem cerca de 45 campos de girassóis. De acordo com Vasco Abreu, em declarações à New in Town, “o girassol é uma planta de raiz profunda”, e por isso “preferimos solos mais profundos, como os do Alentejo, que por excelência são as terras próprias para o girassol”.

O campo de girassóis que existe entre Aljustrel e Castro Verde, por exemplo, já existe há 10 anos e tem uma área de 1 800 hectares de terra destinados ao girassol de multiplicação polinizado por abelhas.

Dada a sua localização, qualquer pessoa pode entrar nos campos cultivados. Contudo, Vasco Abreu, empresário da Nutriprado, alerta que “o único cuidado que as pessoas devem ter ao visitar os campos é com as abelhas. Não convém aproximar-se muito dos girassóis, até porque quando os apicultores tiram o mel das abelhas elas ficam mais stressadas”.

 

Fotografia de flickr.com