20 Março 2016      11:59

Está aqui

CAMPEONATO EUROPEU DE FORMULA WINDSURFING EM MONSARAZ

O Centro Náutico de Monsaraz, à beira do Alqueva, vai receber a primeira etapa do Campeonato Nacional e do Campeonato Europeu de Windsurf na classe Formula Windsurfing.

Este será o quinto ano consecutivo que o concelho e o Alentejo receberão esta prova de windsurf e que é pontuável para o European Cup, para o ranking nacional, para o ranking mundial e para o Campeonato Ibérico de Águas Interiores.

O “CARMIM Lago Alqueva Formula Windsurfing 2016” vai decorrer entre 24 e 27 de março.

Confirmados estão perto de 40 participantes de Portugal e de Espanha e de entre os quais se destaca Miguel Martinho - vencedor da última edição – e que já passou pelo top 10 mundial da modalidade.

No dia 24 de março haverá reuniões técnicas sendo que, a 25, pelas 11:30h, começa a competição com a realização de várias provas diárias.

Esta é a primeira prova do Campeonato Nacional da modalidade que seguirá depois para Cascais, Portimão, Peniche, Lagos e Açores.

Também para o Campeonato Europeu de Windsurf na classe Formula Windsurfing, esta será a etapa inaugural. Em Portugal existe mais uma prova em Portimão e as restantes serão na Lituânia, Estónia, Rússia, Polónia, Letónia e Grécia.

O "CARMIM Lago Alqueva Formula Windsurfing 2016" é uma organização conjunta do Clube Naval de Portimão, da Associação Portuguesa de Formula Windsurfing, do Município de Reguengos de Monsaraz e do Centro Náutico de Monsaraz.

A programação deste evento desportivo integra ainda no dia 26 de março um jantar de convívio entre velejadores e familiares no enoturismo da CARMIM, onde serão promovidos os vinhos e azeites da cooperativa.

Entre os objetivos da prova está promover o Lago Alqueva como um local com qualidades impares para a prática desportiva náutica, sendo que apresenta excelentes condições ao nível de segurança, de clima e de plano de água para a prática de windsurf.

A Formula Windsurfing foi criada em 1999 com o objetivo de ser uma classe de forte vocação para a competição, mas também para reduzir a quantidade de material que um atleta tem de transportar para cada campeonato, pois só poderá inscrever uma prancha, três velas e dois fins (quilha da prancha).

 

Imagem daqui