16 Junho 2020      10:11

Está aqui

Câmara de Évora suspende discussão de proposta para aplicação de taxa turística

O Presidente da Câmara Municipal de Évora anunciou a suspensão da discussão da proposta para a aplicação de uma taxa turística sobre as dormidas no concelho, devido à pandemia de covid-19.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Pinto de Sá afirmou que “não teria qualquer razão avançarmos com uma taxa turística num momento de quebras significativas do turismo”, avançando que o município não irá “avançar com a proposta e a discussão está suspensa”.

Ainda assim, o presidente do município revelou que “pela discussão que foi feita, provavelmente haverá necessidade” da aplicação de uma taxa turística em Évora para “financiar o desenvolvimento económico e do turismo no concelho”.

É de recordar que a aplicação da taxa turística em Évora foi proposta pela atual vereadora da oposição, Elsa Teigão, durante a campanha para as eleições autárquicas de 2017. Este debate teve início em abril de 2019 entre empresários e associações do setor.

A vereadora do PS defendeu a criação desta taxa para o “financiamento direto na promoção turística e, sobretudo, na reabilitação de espaços públicos no centro histórico”, destacando também que “não é uma ideia para abandonar, é para irmos acompanhando” a evolução da pandemia e do setor turístico para “quando for oportuno, voltarmos ao debate sobre essa possibilidade”.

Já António Costa da Silva, vereador do PSD, mostrou-se “satisfeito” com a decisão do município, mas que “adiar não resolve”, ressalvando que o PSD é contra a medida “por várias razões”, entre as quais “o turismo em Évora ainda não ter maturidade e a pressão que existem outros sítios”.

 

 

Nota do editor: lamentamos que não possa partilhar as nossas notícias. Tal decorre de uma decisão do Facebook, devido ao que consideramos ter sido uma ação concertada e deliberada por grupos não identificados, que massivamente denunciaram as nossas publicações como spam. Estamos a fazer tudo para resolver o problema. Obrigado por nos ler.