27 Julho 2020      12:02

Está aqui

Cabeção: como a Marinha ajudou no combate às pragas florestais

A Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção recebeu a ajuda da Arinha Portuguesa para combater as pragas florestais na Mata Nacional de Cabeção.

Este contributo da Marinha baseou-se na cedência de um conjunto significativo de caixas de madeira. À primeira vista, parece não haver enquadramento lógico, mas estas caixas, após umas pequenas transformações, irão servir para a construção de ninhos no âmbito do Projeto Chapim, abrigando assim estas aves insetívoras na Mata Nacional de Cabeção.

Estas aves fazem pequenas aves insetívoras tem por base insetos e larvas a sua principal dieta, ajudando assim no combate a doenças e pragas florestais que estes insetos causam muitas vezes causar na mata alentejana.

O Projeto Chapim é uma aposta forte da associação alentejana na proteção da natureza e tem como principal objetivo aumentar a oferta de locais de nidificação na Mata Nacional de Cabeção.

A iniciativa está associada ao plano de gestão florestal do ICNF, e pretende aumentar a população de algumas espécies insetívoras nidificantes em concavidades de árvores, como é o caso do Chapim-azul (Cyanistes caeruleus), Chapim-real (Parus major), Trepadeira-azul (Sitta europaea), Trepadeira-comum (Certhia brachydactyla), Carriça (Troglodytes troglodytes), entre outras.

 

Imagem de britannica.com