26 Abril 2020      10:43

Está aqui

Boeing vs Embraer: o que vai acontecer às fábricas de Évora?

A norte-americana Boeing e a empresa brasileira Embraer – que detém várias fábricas em Portugal - tinham estabelecido um acordo de parceria antes da crise pandémica.

Com o despertar da crise, a Boeing tem sido bastante afetada e cancelou esse acordo unilateralmente. A empresa brasileira garante que irá tentar todas as medidas possíveis contra a Boeing pelos danos sofridos como resultado do cancelamento indevido e da violação do acordo de parceria quando só faltava a realização de um pagamento de de 4,2 mil milhões de dólares americanos (perto de 4 mil milhões de euros) avança o Jornal Económico, num artigo de Nuno Miguel Silva.

As fábricas que a Embraer detém, em Évora estavam envolvidas neste acordo de parceria e o cancelamento lança uma sombra de dúvida no futuro destas unidades fabris alentejanas.

Em Portugal, a empresa brasileira controla ainda 65% do capital das OGMA, em parceria com o Estado português. Estava previsto que a Boeing tomasse conta de 80% do capital das fábricas de Évora - a Embraer Metálicas e a Embraer Compósitos – e que emprega cerca de 500 pessoas.

 

Imagem de imguol.com.br