23 Maio 2023      12:05

Está aqui

Bienal de Marionetas vai passar por Reguengos de Monsaraz

A BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, que se vai realizar de 6 a 11 de junho, programou três espetáculos para Reguengos de Monsaraz.

Durante o anúncio do programa da BIME, o Centro Dramático de Évora (CENDREV), entidade organizadora do evento, divulgou a sua decisão de descentralizar esta iniciativa para outras localidades do distrito de Évora.

Assim, no dia 9 de junho, a localidade vai receber o espetáculo de Alex Barti, “macedónio radicado na Dinamarca que viaja pela Europa com o seu inseparável Mister Barti, uma marioneta suspensa por dezenas de fios que a conseguem fazer mudar a expressão do rosto para mostrar raiva, alegria ou prazer”, adianta a autarquia em comunicado.

No dia seguinte realiza-se o espetáculo com o espanhol Néstor Navarro, encenador e dramaturgo da companhia de marionetas La Puntual, de Barcelona.

Já no dia 11 de junho, é a vez da companhia brasileira Anima Sonho, que tem apresentado espetáculos de marionetas e fantoches manipulados no palco por dois atores em países como o Japão, Brasil, Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha e Itália.

Marta Prates, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, referiu que estava “muito feliz por conseguirmos levar esta bienal tão importante para Reguengos de Monsaraz, juntando-se às nossas propostas da autarquia para a concretização de um programa cultural diversificado no concelho”.

Para a autarca, “a aposta na cultura é uma das prioridades deste executivo municipal e pretendemos mostrar aos nossos munícipes todas as artes”.

A edição deste ano da BIME vai ter 27 companhias de 10 países que vão realizar um total de 72 espetáculos em Évora, Reguengos de Monsaraz e Arraiolos.

 

Fotografia de noticiasaominuto.com