30 Dezembro 2020      06:22

Está aqui

Biblioteca Pública de Évora reabre em janeiro após mais de um ano em obras

Durante mais de um ano a Biblioteca Pública de Évora esteve encerrada ao público para realização de obras de reabilitação.

Neste período aquela Biblioteca manteve-se em contacto com os leitores "graças ao apoio da Direção Regional de Cultura / Museu de Évora, que nos disponibilizou um espaço para o balcão de empréstimo domiciliário entre agosto de 2019 e março de 2020, data em que todos os serviços foram encerrados devido ao confinamento obrigatório", refere Zélia Parreira, a Diretora da Biblioteca

A partir dessa altura, só a colaboração prestada pelas instituições onde existem pólos de leitura da BPE (Juntas de Freguesia de Nª. Sra. da Tourega - Valverde, Nª Sra. de Guadalupe, Senhora da Saúde, Bacelo, Horta das Figueiras, Canaviais, São Bento do Mato – Azaruja e Tribunal da Relação de Évora), a que se somaram as Juntas de Freguesia de Évora - Centro Histórico, de Nª. Sra. de Machede e de S. Miguel de Machede, permitiu a organização de um serviço de distribuição dos livros requisitados online, por telefone ou por email. 

A 4 de janeiro de 2021, no primeiro dia útil da primeira semana, do primeiro mês, do primeiro ano de uma nova década, é chegado o momento de a Biblioteca Pública de Évora reabrir as suas portas e retomar o seu funcionamento quase normal. Zélia Parreira defende que será necessário cumprir as normas de segurança determinadas pela DGS para controlo da pandemia Covid-19 como a manutenção das distâncias de segurança, a desinfeção das mãos à entrada do edifício e o uso de luvas.

Para já, conclui, "não será possível aceder livremente às estantes da Sala de Empréstimo Domiciliário, devendo os livros ser requisitados aos nossos funcionários. Mas não há motivo para preocupações. A nossa equipa está cheia de saudades dos seus Leitores e muito feliz por voltar a atendê-los!".