15 Agosto 2017      15:28

Está aqui

BENCATEL, A ALDEIA ALENTEJANA QUE ESTEVE 11 DIAS SEM ÁGUA

Parece irónico que uma freguesia cuja riqueza de outros tempo estava nos seus lençóis de água e numa lagoa cujas águas formavam uma ribeira que ia desaguar no rio Lucifecit e que chegou a alimentar 19 azenhas para moer farinha, e em que todos os quintais e hortejos eram férteis em hortaliças e fruta, tenha ficado repentinamente sem "uma pinga de água" nas torneiras, durante 11 dias e obrigada a "uma corrida" à água engarrafada.

A população da freguesia de Bencatel, Vila Viçosa, nunca imaginou que teria que esperar 11 dias para poder voltar a ver água a correr nas torneiras. Mais de 1600 pessoas estiveram uma semana e meia sem água para cozinhar ou sequer para tomar banho e alguns pequenos negócios tiveram mesmo de encerrar por alguns dias.

Mas o que parece ter deixado ainda mais indignadas as pessoas parece ter sido o silêncio por parte da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, que rejeita a ideia de ter estado parada, justificando a demora da resolução com as "sucessivas" tentativas de resolver o problema através da captação de água a maior profundidade com a aquisição de uma nova bomba, com maior poder de sucção.

Para já o problema ficou provisoriamente resolvido através de abastecimentos de água em autotanques dos bombeiros, que estão a ser feitos desde ontem, 14 de agosto, naquela freguesia.

Imagem de capa de Susana Gasalho.