12 Maio 2023      09:45

Está aqui

Beja Romana está de volta entre 26 e 28 de maio

O Festival Beja Romana está de volta a Beja, realizando-se entre os dias 26 e 28 de maio.

“Promover a relação da comunidade com o seu passado como forma de estimular o sentimento de pertença, fomentando o conhecimento da história e do património de Beja no período romano” – é assim que o município alentejano apresenta o conceito desta iniciativa, que assenta em cinco eixos principais, que passam pela “educação para o património; promoção de atividades produtivas contemporâneas inspiradas no passado romano; promoção do conhecimento científico; desenvolvimento de um programa de animação inspirado no passado histórico de Pax Julia e valorização da oferta gastronómica” mediterrânica. 

Assim, o principal propósito do festival Beja Romana é o de festejar os primórdios da cidade romana mais importante de Pax Julia.

O município explica que Pax Julia se tratava da “capital de um dos três conventos iuridicus (circunscrições territoriais jurídico-administrativas em que se subdividiam as províncias)” que havia em território nacional, sendo a única a situar-se a sul do Tejo. Era também a cidade que tinha “o estatuto administrativo e jurídico mais importante” a nível regional, importância que ainda hoje é demonstrada pelos vestígios arqueológicos que se encontram um pouco por toda a cidade.

Para além de festejar o passado romano, recuperando a sua memória e universo, o Festival Beja Romana procura também, através das diversas atividades programadas, “aproximar a comunidade aos valores da cultura local, contribuindo para o aprofundamento do sentimento de pertença e para o enraizamento do sentido identitário; promover a educação para o património, nomeadamente do período histórico romano; implementar e desenvolver dinâmicas colaborativas entre instituições, com particular destaque para os agrupamentos de escolas do concelho; favorecer um ambiente de diálogo e aproximação das instituições municipais com a comunidade em geral; promover o conhecimento do património histórico da cidade de Pax Julia através da divulgação dos museus, sítios e vestígios arqueológicos; dinamizar o centro histórico e a economia local da cidade através da realização de um evento de caráter cultural e recreativo que promova o turismo cultural; incentivar o conhecimento através da realização de iniciativas de caráter científico; desenvolver um evento de qualidade que possa contribuir para a diversidade e qualidade da agenda de eventos de Beja e da região; posicionar a Beja Romana como um evento de referência” entre as recriações do período romano.

Com o tema “Pax Romana: Guerra, Paz e Domínio do Território, a Beja Romana regressa entre os dias 26 e 28 de maio, mas tem ainda no dia 25 um programa dedicado exclusivamente à comunidade educativa, com atividades pedagógicas que vão permitir às crianças e aos jovens aprender mais sobre o passado romano, sobretudo sobre a cultura e a organização de Pax Julia.

Esta iniciativa apresenta um programa diversificado, que alia a animação e a diversão à pedagogia e à ciência, repleto de atividades e propostas como “música, cortejos, rábulas e performances, malabares, danças, acepipes, oficinas de cozinha, exposições, conferências, visitas guiadas a museus e sítios arqueológicos”, e onde também não faltam personagens da Pax Julia conhecidas graças à investigação histórica e arqueológica.

A preparação do festival Beja Romana envolve diversas associações e entidades locais.

Os trajes e os adereços para o festival são feitos pelo ateliê de costura do Centro Social do Lidador, da Universidade Sénior e das freguesias rurais, na sequência do projeto Com_Vida, enquanto as fíbulas, coroas e outros adereços são preparados pela Cercibeja.

Todas as associações e entidades frequentam formação, onde é feita a contextualização histórica das várias atividades que vão apresentar no programa do festival, como o teatro, a dança ou as técnicas de combate.

Vários clubes e associações desportivas elaboraram coreografias com os seus atletas que serão apresentadas nestes dias, enquanto professores prepararam os seus alunos para que estes possam guiar os visitantes num roteiro histórico pela cidade.

A cozinha romana também vai merecer especial atenção durante estes dias. Através das oficinas de culinária romana, vai ser possível aprender a confecionar alguns dos pratos desta cozinha, diretamente inspirados nas receitas do livro de Cozinha de Apício.

Também no âmbito do projeto Com_Vida, cabe à comunidade sénior das freguesias rurais a preparação de atividades intergeracionais, nas quais se destacam os jogos romanos.

Várias peças de artesanato, produzidas por artesãos e entidades, como a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Centro Social do Lidador e o Centro de Paralisia Cerebral, vão também poder ser encontradas no mercado.

As escolas vão ainda receber visitas do município de Beja e da EDIA. Estas visitas pretendem divulgar a ‘Herança Romano’ no território, através de uma formação que procura dar a conhecer Pax Julia aos mais novos.

 

Fotografia de cm-beja.pt