2 Setembro 2022      10:48

Está aqui

Beja reabre piscina descoberta após requalificação de 2,5M€

A Piscina Municipal Descoberta de Beja vai abrir ao público hoje, sexta-feira, após a conclusão de obras de requalificação, que envolveram um investimento de 2,5 milhões de euros com apoios comunitários.

Em comunicado, a autarquia refere que o complexo se irá manter “em funcionamento diariamente entre as 9:30 e as 19:30 até dia 15 de setembro inclusive”.

Em declarações à Lusa, Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, explicou que o município tinha duas opções: “ou não abríamos agora e só abríamos em junho do próximo ano ou, então, abríamos desde já e até dia 15”.

Assim, a autarquia optou por abrir o equipamento ainda na época balnear de 2022, “terminada a obra e reunidas as condições”, refere em comunicado.

Segundo o autarca, “houve intervenções no tanque, foi limpo e, assim que essa limpeza terminou, teve de começar a encher. Vai permanecer cheio durante todo o ano, a água não vai ser esvaziada, vai sendo tratada e, na próxima época balnear, é esta mesma água que será utilizada e ficará aqui durante um período significativo”.

Recorde-se que o complexo da piscina municipal descoberta foi inaugurado em 15 de agosto de 1966. As obras de requalificação começaram no verão de 2020, com uma duração prevista de 12 meses. Contudo, acabaram por demorar cerca de dois anos.

De acordo com Paulo Arsénio, o investimento inicial também era mais baixo, mas considerando “o IVA, revisão de preços e obras a mais”, o valor final ronda os 2,5 milhões de euros, com apoios comunitários.

“Na prática, foi uma intervenção global que reconstruiu toda a parte edificável da piscina” e até “no tanque acabou por haver uma intervenção, com a substituição de peças de azulejo”, indicou o autarca.

Além disso, a empreitada incluiu a remodelação de canalizações de água, de gás, de saneamento ou a requalificação das partes de restauração, ginásio, balneários, apoios e sanitários.

“A Piscina Municipal Descoberta, como equipamento de referência municipal, constitui uma mais-valia de lazer e turística para município passando a oferecer, na sequência desta intervenção, renovada qualidade balnear”, aponta o município.

 

Fotografia de cm-beja.pt