30 Setembro 2022      10:43

Está aqui

Beja promove Patrimónios do Sul com três dias de festa

Entre o dia de hoje, 30 de setembro, e o próximo domingo, 2 de outubro, decorre na cidade de Beja a iniciativa “Patrimónios do Sul”, um evento que procura difundir “a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico”, pode ler-se na agência Lusa.

Promovido pela Câmara Municipal de Beja, este evento está de volta depois de dois anos “em pausa” devido ao surgimento da pandemia de Covid-19 e realiza-se no Parque de Exposições e Feiras Manuel Castro e Brito. Esta feira inclui várias iniciativas, como a Vinipax, a Artes do Sul ou a Sul à Mesa.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal, explicou à agência Lusa que o objetivo passa por promover as potencialidades do Sul, numa feira com uma grande variedade de iniciativas que procuram divulgar as artes, os ofícios e as tradições da cidade de Beja e não só.

Destacando que se trata de um cartaz atrativo e que as entradas são gratuitas, o presidente mostrou-se também otimista relativamente ao sucesso deste evento, que descreve como o segundo mais importante do concelho alentejano, atrás da Ovibeja.

Uma das iniciativas que gera mais curiosidade nesta feira é a 14.ª edição da Vinipax, que, apesar de ser dedicada aos vinhos da região, tem também vários expositores estrangeiros. A este propósito, uma fonte da autarquia revelou à Lusa que a Vinipax vai ter 38 expositores e dar a conhecer aos visitantes 60 marcas e 300 referências de vinho.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o município informa ainda que a 'convidada' desta edição da Vinipax é a região dos vinhos do Douro e do Porto, através do Instituto de Vinhos do Douro e do Porto.

Para além das provas comentadas pelos produtores que ali marcam presença, o programa destaca ainda o vinho de talha e os vinhos de Beja. Além disso, vão ser realizadas conferências e ‘masterclasses’ e vai haver uma nova Loja de Vinhos, que dará aos visitantes mais tempo para poderem comprar os vinhos que se encontram representados no evento.

Da feira Patrimónios do Sul fazem também parte outros espaços, como o Artes ao Sul, onde o destaque vai para o artesanato, os produtos agroalimentares, o turismo, os serviços, o design, o conhecimento e a ciência, ou o Beja Educa, dedicado às crianças.

No espaço Pesca, Caça e Natureza, vai ser promovida uma atividade de nicho altamente valorizada e na Avibeja vão reunir-se criadores oriundos de diferentes locais do país, numa ação dinamizada pela Associação Ornitológica do Baixo Alentejo.

Outros destaques da feira passam por uma zona de petiscos e pelo espaço Sul à Mesa, que vai divulgar a dieta mediterrânica através de diversas iniciativas, como por exemplo ‘showcookings’, havendo igualmente um ‘winebar’.

Por fim, a música também não foi esquecida: hoje, sexta-feira, há concerto dos D.A.M.A. e amanhã dos Calema. No domingo, último dia da feira, vão estar em palco os Sangre Ibérico.

 

Fotografia de radiopax.com