29 Janeiro 2017      11:33

Está aqui

BEJA: HAVIA MAIS DO QUE SE PENSAVA

Em Beja, aquando do início do processo de desmontagem do Reservatório de água da Praça da República, não se esperava vir a encontrar a quantidade de artefactos e estruturas arqueológicas do período romano que se veio encontrar. Mais, o seu estado de conservação e o seu tamanho vieram a mostrara-se extremamente relevantes para a compreensão e valorização deste espaço, em específico, e da cidade Beja, no geral.

O valor científico das descobertas realizadas na que seria a praça principal, o fórum, da cidade romana de Pax Iulia – como revelou nota de imprensa que chegou a esta redação - foi surpreendente para a comunidade arqueológica nacional e internacional e permitiram à cidade alentejana ter agora um conjunto patrimonial romano único:  três templos e um tanque.

A estes importantes monumentos romanos juntam-se o batistério paleo-cristão, a casa de moeda, as casas islâmicas, entre outros.

As escavações na Praça da República vão continuar com o objetivo de deixar as descobertas apresentáveis e de modo a articulá-las com o edifício que se está a reabilitar.

 

Imagem de arqueologiadascidadesdebeja.pt