As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para um aumento gradual da temperatura até ao próximo sábado (31), com valores superiores a 33/35ºC em grande parte do país.
Esta situação levou a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Proteção Civil a alertarem para as elevadas temperaturas que já se estão a fazer sentir e a deixarem algumas recomendações para que todos se possam proteger do calor, que vai manter-se nos próximos dias em todo o país, referem a agência Lusa e o jornal Expresso.
As recomendações da DGS passam pelo consumo regular de água, evitando bebidas alcoólicas, e também por evitar a exposição solar das 11:00 às 17:00. É ainda recomendada roupa larga, que possa cobrir a maior parte do corpo. Devem ser também utilizados chapéu de abas largas, óculos de sol e protetor solar, que convém aplicar de duas em duas horas.
Quanto às refeições, estas devem ser frias e leves, uma vez que a melhor opção é comer mais vezes ao longo do dia. Os trabalhos no exterior deverão ser realizados com companhia de alguém, as persianas devem estar corridas e deverá deixar-se circular o ar ao final do dia. É ainda recomendada a permanência em ambientes frescos, entre duas a três horas por dia, no mínimo.
A subida das temperaturas, a humidade relativa do ar inferior a 30% e as noites tropicais aumentam “significativamente o risco de incêndio rural, especialmente no interior Norte e Centro e na região Sul”. Por este motivo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda uma “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período”.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR/25) vai estar “ativado, com cerca de 8.900 operacionais mobilizados, apoiados por mais de 1.800 veículos e 33 meios aéreos”.
De acordo com o IPMA, os distritos de Beja, Évora, Setúbal e Lisboa estão sob aviso amarelo devido ao calor até às 18:00 de hoje, quinta-feira (29).
No passado fim de semana, o IPMA tinha já alertado para o aumento gradual da temperatura que se faria sentir esta semana em Portugal continental, o que aumentaria também o perigo de incêndio rural, cuja classificação máxima pode atingir vários concelhos do sul.
Na generalidade do território, a temperatura máxima deverá situar-se acima dos 30ºC. Estes valores podem, no entanto, ser superiores a 35ºC na região Sul e vale do Tejo.
O tempo quente e seco que marca estes dias é causado por uma massa de ar quente proveniente do Norte do continente africano.
O índice de radiação ultravioleta vai também continuar em valores muito elevados.
Fotografia de observador.pt