Na passada quarta-feira, a Câmara Municipal de Beja reuniu-se com a Infraestruturas de Portugal (IP), onde foi abordada a modernização da Linha do Alentejo entre Casa Branca e Beja. De acordo com a Rádio Pax, o município tem a expetativa que em 2025 este troço esteja eletrificado.
Note-se que esta foi a primeira reunião com a IP para a preparação do concurso público destinado ao desenvolvimento do estudo de viabilidade, assim como do estudo prévio e, consequentemente, do projeto de execução para a modernização do troço da Linha férrea entre Casa Branca e Beja.
Paulo Arsénio, presidente da autarquia, explica que, tal como o executivo municipal tem vindo a defender, a modernização do troço contempla a eletrificação do mesmo. Foi uma primeira abordagem para que, a breve trecho, seja lançado o concurso para o estudo de viabilidade.
O autarca esclarece ainda que está prevista a substituição praticamente integral da própria ferrovia e adianta, igualmente, que os comboios que irão circular nesta via poderão atingir velocidades até 200 km/h.
Adicionalmente, o presidente da câmara tem a expetativa que até 2025 a obra esteja concluída – tal como está referenciado no Plano Nacional de Investimentos (PNI) – ou, pelo menos, que esteja a decorrer. “Agora sim, começou o processo de eletrificação do troço Casa Branca-Beja, com possibilidade de ligação ao Aeroporto de Beja”, conclui o autarca.
Fotografia de radiopax.com