6 Junho 2016      03:01

Está aqui

BEJA E UNESCO SALVAGUARDAM PATRIMÓNIO IMATERIAL

O Protocolo de Cooperação para a Criação do Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Imaterial é hoje assinado em Beja. O acordo é celebrado entre a Comissão Nacional da UNESCO, o município de Beja, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação AgaKhan, o Sindicato dos Músicos e Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual a Confraria Gastronómica do Alentejo e a Associação do Cante Alentejano.

Este protocolo promoverá uma lógica de trabalho conjunto e de network entre as diferentes comunidades, instituições, investigadores, artistas, músicos e sociedade civil, sendo fundamental para potenciar o papel dos aspetos culturais intangíveis no desenvolvimento sustentável, harmonioso e coeso das comunidades e no enraizar do sentimento de pertença dos indivíduos. Tendo ainda influência na proteção e promoção de várias vertentes, nas diferentes áreas do Património Imaterial, quer da música tradicional – com o Cante à cabeça – quer na literatura e histórias e tradição oral e outras áreas.

A cerimónia protocolar que decorre hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho, conta ainda com Fernando Villafuerte Medina, Diretor do CRESPIAL (Centro de Categoria 2 da UNESCO para o Estudo e Salvaguarda do Património Imaterial da América Latina) que ará uma palestra sobre Património Imaterial, no final da sessão.

Imagem © Beatriz Rocha.