17 Março 2025      12:29

Está aqui

Basílica Real de Castro Verde regista número recorde de visitantes

A Basílica Real de Castro Verde registou, durante o ano de 2024, um total de 7082 visitantes, o maior número dos últimos 22 anos, anunciou a Paróquia local.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Castro Verde refere que, de acordo com os dados divulgados, este é “um recorde único na história deste monumento que, desde 2002, regista as estatísticas das entradas dos visitantes, tanto do tempo religioso, como do espaço museológico criado em 2003, o Tesouro da Basílica Real”.

Para assinalar este feito, a Paróquia de Castro Verde publicou dois folhetos informativos: um histórico-artístico sobre a Basílica Real, e outro que consiste numa proposta de peregrinação jubilar. Ambos estão disponíveis, gratuitamente, na entrada do templo religioso.

Recorde-se que a Basílica Real reabriu ao público em março de 2023, após um longo período de encerramento devido ao complexo processo de reabilitação e manutenção, nomeadamente a pintura integral do exterior, limpeza e tratamento do telhado, portas e janelas, a conservação e restauro da pintura do coro alto, do nártex, do mural dos tímpanos e o teto pintado, num investimento que ascendeu a mais de 446 mil euros.

Além de ter sido classificada como Monumento de Interesse Nacional pela Direção Geral do Património Cultural, em 2023, a Basílica Real de Castro Verde foi também elevada a Igreja Jubilar da Diocese de Beja já neste ano de 2025, nomeação que manterá até ao final do ano.

 

Fotografia de tripadvisor.be