11 Março 2025      10:02

Está aqui

Barragem do Caia efetua descargas pelo terceiro ano consecutivo

A Barragem do Caia, no concelho de Elvas, atingiu os 99,99% da capacidade de armazenamento de água e vai proceder a descargas de superfície hoje, terça-feira, pelo terceiro ano consecutivo.

Em declarações à agência Lusa, o gestor da Associação de Beneficiários do Caia (ABCAIA), Luís Rodrigues, explicou que as descargas vão decorrer a partir das 09:00.

“Nós vamos fazer as descargas porque o volume armazenado na Barragem do Caia já se justifica, estamos com 190 milhões de metros cúbicos (m3)”, disse o responsável.

Num quadro publicado na página de Internet da ABCAIA é possível observar que a albufeira atingiu 99,99% da sua capacidade de armazenamento, equivalente a 190,8 milhões de metros cúbicos de água.

Numa nota também publicada naquela página, a ABCAIA alerta os agricultores dos concelhos de Elvas e Campo Maior, proprietários de prédios rústicos contíguos ao rio Caia, que devido ao volume armazenado era “presumível a necessidade” de se fazerem descargas.

De acordo com Luís Rodrigues, este volume de água armazenado até ao momento garante que as campanhas agrícolas estejam asseguradas, pelo menos até 2027.

Recorde-se que a Barragem do Caia foi construída em 1963 e tem capacidade para armazenar cerca de 191 milhões de m3 de água, abastecendo os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, além de servir para a agricultura.

Depois de ser descarregada e libertada desta albufeira, a água vai seguir o seu trajeto pelo rio Caia, entrando a seguir no curso do rio Guadiana, após o que culminará na Barragem do Alqueva.

 

Fotografia de fity.club