6 Outubro 2022      09:52

Está aqui

Balões de ar quente voltam a colorir os céus alentejanos em novembro

O Festival Internacional Balões de Ar Quente (FIBAQ) está de regresso ao Alentejo entre os dias 4 e 13 de novembro, nesta que é a sua 25.ª edição.

Os céus do Alentejo vão voltar a ficar mais coloridos com os voos livres promovidos pelo FIBAQ, que convida a população a experimentar a inesquecível sensação de voar.

Aníbal Soares, fundador e diretor do evento e que comemora 30 anos como piloto, sendo o primeiro no país, explicou, segundo o SAPO Viagens, que o número de dias deste evento foi alargado para celebrar as 25 edições do festival, o que faz com que mais pessoas tenham a oportunidade de participar nas atividades programadas.

Este evento inclui os voos livres, disponíveis através da aquisição de uma pulseira solidária, e espetáculos de Night Glow, que são abertos ao público e de acesso gratuito.

Sendo um dos momentos mais populares em todos os festivais de balões de ar quente, os espetáculos de Night Glow são espetáculos noturnos que jogam com a luz, a cor e o som, sendo o ritmo da música a ditar a libertação das chamas dos queimadores dos balões. A coordenação deste espetáculo, ao longo do qual pilotos oriundos de seis países diferentes vão mostrar os seus balões cheios de cor, está a cargo da organização e o público poderá assistir ao mesmo, de forma gratuita, na plateia.

Durante a semana em que se realiza este festival, vão ser realizadas, desde que as condições meteorológicas o permitam, 15 sessões de voos livres com 35 balões de ar quente de vários países, como Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo ou Países Baixos.

Tal como referido anteriormente, a participação nos voos livres pressupõe a aquisição de uma pulseira solidária, que vai poder ser comprada em breve e cujo valor se destina a apoiar, novamente, os bombeiros voluntários das localidades que aderiram a esta iniciativa. 

Na edição deste ano, o FIBAQ vai passar por Alter do Chão, Borba, Fronteira, Monforte, Nisa, Ponte de Sor e Vila Viçosa. Da rota deste evento faz parte também a Fundação Abreu Callado, em Benavila.

O FIBAQ começou em 1997 e é organizado todos os anos pela Publibalão e, pelo nono ano, coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo. Depois de 24 edições de grande sucesso, é atualmente considerado um dos maiores e mais importantes festivais a nível europeu.

Os objetivos deste evento passam essencialmente por divulgar a prática do balonismo em Portugal, dar origem a uma troca de experiências entre pilotos e promover a excelência do país enquanto destino turístico para o balonismo.