24 Outubro 2022      11:31

Está aqui

Baja Portalegre decide título nacional dos SSV

A Baja Portalegre 2022, com organização do Automóvel Club Portugal (ACP), tem início já na próxima sexta-feira, com uma Especial de Qualificação composta por cerca de 3,5 quilómetros ao cronómetro, disputada na parte da manhã, na Herdade das Coutadas, no concelho de Portalegre.

De acordo com a Rádio Portalegre, o segundo Setor Seletivo (SS2) tem cerca de 60 quilómetros e tem partida em Domingão (concelho de Ponte de Sor) e chegada ao Crato.

Já no sábado, dia 29 outubro, os pilotos e as equipas irão enfrentar o dia mais exigente. As motos, os quads e os SSV vão cumprir um único setor seletivo (SS3), na distância de 350 quilómetros ao cronómetro, que começa em Nisa (Zona Industrial) e termina em Portalegre na Herdade das Coutadas.

Para os automóveis estão reservados dois setores seletivos. O SS3, com cerca de 180 quilómetros, que começa em Ponte de Sor e termina em Alter do Chão e o SS4 que parte de Nisa e acaba na Herdade das Coutadas, na distância de 200 quilómetros.

Segundo o Jornal Alto Alentejo, esta 36.ª edição da Baja Portalegre 500 será decisiva para a atribuição dos títulos nacionais, com Roberto Borrego (101 pontos), Gonçalo Guerreiro (93) e João Monteiro (81) a chegarem ao Alto Alentejo na discussão pelo título absoluto de 2022.

Entre os navegadores, a disputa envolve Nuno Abrantes (115 pontos) e Nuno Morais (104), enquanto na categoria Stock serão José Morgado (106 pontos) e Nelson Saramago (97) a discutir o título desta época.

Gonçalo Guerreiro, entretanto, já venceu o Troféu Júnior, mas a classificação no Troféu Veteranos é liderada por Sebastian Guyette (73 pontos), seguido por Pedro Grancha (61) e Arnaldo Monteiro (59). No entanto, o piloto belga não vai participar na Baja Portalegre 500, o que deixa Grancha e Monteiro em boa posição.

Nas Motos, António Maio já é campeão, mas Martim Ventura e Micael Simão estão separados por apenas cinco pontos, na segunda posição. Fábio Magalhães, António Maio e Micael Simão são os campeões de 2022 nas Classes TT1, TT2 e TT3, respetivamente, enquanto Diogo Pais e Martim Ventura já conquistaram os Troféus Promoção e Júnior. Em aberto está o Troféu Veteranos, onde Paulo Santos tem 110 ponto e Pedro Bianchi Prata 98.

Quanto aos Quad, João Vale já se sagrou campeão e Fernando Cardoso vice-campeão. Em Portalegre, Rafael Carvalho e Luís Fernandes vão disputar a terceira posição final. Por sua vez, Carlos Reguinga já venceu o Troféu Veteranos e Fernando Cardoso o da Promoção.

A edição de 2022 da Baja Portalegre conta com cerca de 430 veículos inscritos: 115 nas motos, 41 em quads, 100 nos carros, 55 na categoria Promo/Hobby e 24 na mini Baja, indica o ACP.

 

Fotografia de autosport.pt