19 Outubro 2020      12:44

Está aqui

Baixo Alentejo regista menos 19 mil atendimentos nas urgências em agosto

Em agosto, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) registou menos 19 756 atendimentos de urgência face ao período homólogo de 2019, avança a Rádio Pax.

Os dados são provenientes de uma análise aos indicadores estatísticos publicados no “Portal da Transparência” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), onde consta que em agosto foram efetuados 50 646 atendimentos na urgência, quando em 2019 havia registo de 70 705 atendimentos.

De acordo com estes dados, a maior quebra ocorreu em doentes com pulseira amarela (foram menos 10 780 os que procuraram os serviços de urgência).

A administração da ULSBA explica que “os números podem estar relacionados com a pandemia de covid-19, devido essencialmente ao receio dos utentes em dirigirem-se ao hospital. No entanto, não significa que não exista segurança e cumprimentos das normas em todos os seus aspetos. O serviço de urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, quer a urgência de adultos, quer a urgência pediátrica e a obstétrica, sempre cumpriram regras definidas pela Direção-Geral de Saúde para um atendimento seguro”.

A mesma fonte tranquiliza que “em 2020, instalaram-se estruturas novas (urgência pediátrica em julho; e urgência de adultos em outubro), que garantem um maior conforto, uma maior segurança, e uma melhor definição dos circuitos, quer para os utentes, quer para os nossos profissionais, garantindo ainda mais a segurança de todos. Em suma, é seguro recorrer aos serviços de urgência da instituição, embora tentemos sempre que exista também um recurso responsável por parte da população”.

 

Fotografia de medicoplus.com