14 Julho 2022      10:11

Está aqui

Baixo Alentejo quer discutir aeroporto de Beja com ministro

António Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) decidiu, na última reunião do seu Conselho, convidar Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação, “para debater a situação atual e perspetivas futuras” do Aeroporto de Beja, “tendo em vista a capacidade de resposta deste equipamento e quais as complementaridades que pode proporcionar a Lisboa e Faro”.

A reunião, que aconteceu na passada segunda-feira, viu abordadas várias matérias, entre as quais a avaliação das potencialidades do Aeroporto de Beja.

Em declarações ao Correio Alentejo, António Bota, presidente da CIMBAL, disse que o ministro Pedro Nuno Santos e os responsáveis pela ANA – Aeroportos de Portugal “são as pessoas indicadas para nos dizer quais são as metas, os objetivos e o que existe em plano para o Aeroporto de Beja”.

Em comunicado, citado pelo Sul Informação, a CIMBAL afirma que “esta infraestrutura, absolutamente essencial para o desenvolvimento do nosso território, tem sido objeto de debate no seio dos órgãos da CIMBAL e à qual tem sido dado especial relevo nos contributos efetuados por esta Comunidade para o Plano Nacional de Investimentos – PNI 2030; para o Alentejo 2030 e PRR – Plano de Recuperação e Resiliência”.

Uma vez que o momento pós-pandemia “colocou grandes dificuldades às companhias aéreas em dar resposta à enorme procura” turística, com os “principais aeroportos completamente esgotados, com inúmeros voos cancelados”, a CIMBAL argumenta que os autarcas do Baixo Alentejo querem debater o tema com o ministro das Infraestruturas.

 

Fotografia de empresasmais.pt