25 Agosto 2023      11:42

Está aqui

Baixo Alentejo discute estratégia para integrar comunidades ciganas

Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai desenvolver, com o distrito de Beja, um plano de trabalho para promover a segunda Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas em todo o país.

De acordo com o jornal Sul Informação, na passada terça-feira teve lugar uma reunião na sede da CIMBAL em Beja, que incluiu Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Isabel de Almeida Rodrigues, secretária de Estado da Igualdade e Migrações, António Leite, secretário de Estado da Educação, e representantes do Alto Comissariado para as Migrações e do Ministério da Habitação.

Esta primeira reunião teve como objetivo “identificar uma metodologia de trabalho”, que permita, de “forma integrada e multidisciplinar”, uma intervenção no território do Baixo Alentejo no que respeita à integração das comunidades ciganas.

Além disso, “foram ainda identificados alguns instrumentos legais e financeiros que possibilitem a sua execução”, acrescenta a CIMBAL.

Segundo a mesma fonte, agora, “sob a coordenação da Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações, irá ser implementado um plano de trabalhos, envolvendo um conjunto alargado de parceiros com vista à prossecução deste objetivo”.

 

Fotografia de publico.pt