O Cineteatro Grandolense recebe hoje, sexta-feira (16), a partir das 22:00, um concerto de B Fachada, que surge integrado na iniciativa «Grândola, Vila Morena – 61 Anos do Poema».
Neste espetáculo, de entrada livre, o artista interpreta temas de Zeca Afonso, destaca o município, em comunicado.
“Povoar as canções de personagens e eventos reais, prolongando-lhes a vida em vez de encurtar a da canção”, resume o músico, citado no mesmo documento, quando se faz referência a um “repertório que realça um traço distintivo da obra de Zeca”.
O seu programa é também esse, sendo o objetivo o de mostrar que a música de José Afonso “continua relevante em toda a sua plenitude...”.
As comemorações do 25 de Abril em Grândola têm um “significado particular”. Para além de se celebrarem “a liberdade e democracia conquistadas após 48 anos de ditadura e opressão”, o município de Grândola “tem ainda o orgulho e a responsabilidade de estar simbolicamente associado a esta data devido à canção «Grândola, Vila Morena», que ligou para sempre o nome” do município “aos ideais de Liberdade, Democracia e Fraternidade”.
Por isso mesmo, o município promove, ao longo deste mês, diversas atividades para “evocar o encontro entre José Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense”, que aconteceu a 17 de maio de 1964 e que “motivou a redação do poema «Grândola, Vila Morena», anos mais tarde usado como sinal para a transformação do país”, e ainda para “promover os valores que comparecem” nesse mesmo poema.
Entre as atividades previstas, que decorrem até ao final do mês, está ainda a exibição do documentário «Onde Está o Zeca?», a 21 de maio, a partir das 21:30, também no Cineteatro Grandolense. Depois do documentário, há ainda uma conversa com o realizador, Tiago Pereira.
A artista Ana Nogueira dinamiza uma oficina de artes visuais dedicada às capas dos discos de José Afonso. Esta oficina realiza-se no dia 24, às 11:00 e às 15:00, na Biblioteca e Arquivo.
A programação termina no último dia do mês, pelas 16:00, com a sessão de apresentação do livro «Gaza Está Em Toda A Parte», que conta com a presença da autora, Alexandra Lucas Coelho.
Fotografia de antena1.rtp.pt