16 Maio 2018      17:15

Está aqui

"Azul", o jogo inspirado em Évora, está nomeado para Jogo do Ano

2017 foi o ano que marcou a entrada de Évora no panorama dos jogos de tabuleiro modernos a nível internacional como o Tribuna Alentejo prontamente noticiou. Esse facto ocorreu com Azul, jogo criado pelo designer Michael Kiesling (um dos melhores e mais famosos do mundo) onde "os jogadores são chamados a cumprir os desejos do Rei D. Manuel I e decorar as paredes do Palácio Real de Évora com azulejos com os quais o rei ficou maravilhado quando visitou o palácio de Alhambra, em Espanha.”

Pois bem, o jogo foi um sucesso internacional tendo sido agora nomeado para jogo do ano (2017) do prémio mais importante do mundo dos jogos de tabuleiro; o Spiel des Jahres, prémio alemão. Para o Azul vencer terá de vencer os outros dois nomeados Luxor e The Mind.

Quase em simultâneo foi também a nomeação de Azul para melhor jogo em família da Academy of Adventure Gaming Arts & Design. Para vencer aí o Azul terá de bater a concorrência de nove outros títulos. Curiosamente um deles é o Viral que foi criado por dois dos mais conhecidos designers Portugueses e editado pela Portuguesa Mebo Games.

Pedro Felício do grupo Boardgamers de Évora falou ao Tribuna Alentejo das reais possibilidades do jogo: “O azul tem tido uma excelente recepção junto dos fãs deste hobby devido não só a ser um jogo bonito com excelentes componentes que saltam à vista, mas também por ser um jogo simples e no entanto com boa profundidade estratégica, que sem dúvida bate na minha opinião a competição pelo menos para o prémio Spiel des Jahres.

Vamos ficar a torcer.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.