12 Janeiro 2018      10:49

Está aqui

AZEITE DO ALENTEJO EM DESTAQUE NA SEMANA VERDE DE BERLIM

Uma das mais antigas e relevantes feiras internacionais dedicadas à alimentação e agricultura da Alemanha vai ter em destaque o Azeite do Alentejo, que se apresenta aos consumidores alemães entre 19 e 28 de janeiro na capital alemã. Com 83 anos, a Semana Verde de Berlim (Internationale Grüne Woche) junta anualmente mais de 1600 empresas e expõe mas de 100 mil produtos alimentares de todo o mundo.

A iniciativa parte do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, que participa integrado no stand coletivo da InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro.

O Alentejo produz 76% do azeite em Portugal e esta ação de promoção na Semana Verde é organizada no âmbito do projeto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL "pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao setor." como assegura em comunicado.

O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Sobre o CEPAAL:

Sedeado em Moura, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo nasceu em 1999 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo valorizar e promover o Azeite do Alentejo dentro e fora de Portugal. Além de 22 produtores, tem entre os seus associados instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades.