17 Agosto 2022      13:43

Está aqui

Azeite de Moura e Barrancos já venceu este ano 10 medalhas de ouro

Os azeites da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos já conquistaram este ano 23 medalhas em concursos nacionais e internacionais, dez das quais de Ouro. Este é um novo recorde de prémios e distinções atribuídos ao Azeite de Moura DOP e ao Lote Seleção, depois de um ano em que a Cooperativa também registou a maior campanha da sua história, com 62 mil toneladas de azeitona laborada.

O Azeite de Moura DOP e o Seleção, duas das principais referências da Cooperativa, foram submetidas a competições nacionais e internacionais de azeite e avaliadas por provadores de todo o mundo. Os resultados são consistentes: em 13 competições o Azeite de Moura DOP arrecadou 9 medalhas, 3 das quais de Ouro e 6 de Prata. O Seleção foi distinguido com 14 medalhas, 7 de Ouro, 4 de Prata e 3 de Bronze.

“Estes resultados são o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos cerca de 60 colaboradores e mais de 1300 olivicultores da Cooperativa. São também mais uma garantia de que, no caso dos Azeites da Cooperativa de Moura e Barrancos, quantidade e qualidade são, de facto, conciliáveis”, diz Helder Transmontano, diretor geral da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos.

O Azeite de Moura DOP é extraído das variedades tradicionais Cordovil de Serpa, Galega e Verdeal Alentejana. Com notas de verde folha, maçã e frutos secos, e pontuado por um ligeiro amargo e picante que se destaca no prato. Foi o primeiro azeite qualificado com Denominação de Origem Protegida em Portugal.