9 Maio 2021      16:30

Está aqui

Azaruja: de praça de touros a Centro Artístico e Cultural

Praça de touros da Azaruja

Chama-se Zaratan - Arte Contemporânea e tem quase 7 anos de atividade. É uma associação cultural sem fins lucrativos, gerida por artistas, e que pretende agora a reabilitação da mais antiga praça de touros de Portugal, na Azaruja, para criar um Centro Artístico e Cultural.

Pretende-se que o novo espaço seja um local de convívio e partilha de valores culturais, numa ideia que nasceu em 2019. Neste momento, a associação revelou ao TA que  conta já com o projeto aprovado e que tem desenvolvido o mesmo junto com a autarquia, as gentes e entidades locais.

Para o concretizar, a associação lançou uma campanha de crowdfunding, e prepara a candidatura do projeto a financiamentos nacionais e europeus.

É vontade da Zaratan que o novo centro cultural terá um espaço de convívio e garantimos o acesso do público à galeria, a uma biblioteca de arte contemporânea, e que todos os eventos ao vivo sejam gratuitos para os moradores locais.  

Tendo em conta os 2.200 metros quadrados disponíveis, a associação imagina já a realização de festivais, performances, eventos multimédia; redes de trabalho, de criação e de formação, acreditando que este pode ser um motor para o desenvolvimento social local.

Podem consultar a campanha completa através deste link: https://chuffed.org/project/zaratan-arena e podem enviar um donativo  Zaratan aqui: https://zaratan.pt/en/about/5

A construção da Praça de Touros da Azaruja remontará a 1860. Tem capacidade para 1500 pessoas e encontra-se num avançado estado de deterioração. Terá sido a primeira Praça de Touros fixa portuguesa e terá servido de inspiração para os construtores da Praça de Touros do Campo Pequeno.

Zaratan é o nome de uma mitológica  tartaruga de tamanho colossal que, devido à  enorme quantidade de lama e terra acumuladas na sua carapaça ao longo do tempo, terá dado origem a arbustos e árvores, transformando Zaratan numa espécie de "ilha viva móvel".