6 Abril 2022      08:00

Está aqui

Autarquias do Baixo Alentejo poupam 1,5M€ com central de compras

António Bota, presidente da CIMBAL

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) poupou mais de 1,5 milhões de euros com a central de compras implementada há seis anos, no âmbito da qual foram adjudicados mais de 18,6 milhões de euros.

De acordo com a CIMBAL, citada pela agência Lusa, nos últimos seis anos, foram “celebrados 89 concursos ao abrigo dos 17 acordos-quadro” da central de compras. Estes concursos permitiram superar “os 18,6 milhões de euros de adjudicações” e proporcionar “poupanças superiores a 1,5 milhões de euros”.

A entidade, que junta 13 dos 14 concelhos do distrito de Beja (com a exceção de Odemira), diz ainda que o “arranque em pleno funcionamento” da central de compras foi aprovado em 24 de fevereiro de 2016 e teve como objetivo a “consolidação orçamental e modernização administrativa, facilitando os procedimentos desenvolvidos pelas entidades aderentes e promovendo o acesso, livre e transparente, das empresas às compras públicas”.

Após seis anos de atividade, um total de 26 entidades integra a central de compras, entre câmaras municipais, juntas de freguesia, empresas municipais e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

“A estratégia de atuação tem assentado na criação de valor, obtenção de ganhos financeiros, poupanças e redução de custos”, refere a comunidade intermunicipal.

Para tal, têm sido celebrados “acordos-quadro para o fornecimento de bens e/ou a prestação de serviços que estabelecem as condições e requisitos que estes são obrigados a cumprir, em termos de preços máximos, níveis mínimos e qualidade de serviço, entre outros aspetos”.

“Além da evidente poupança”, a central de compras permite ainda às entidades aderentes responderem “às obrigações legais da contratação pública de forma fácil e eficaz”, graças à “consulta às empresas previamente admitidas através de concurso público internacional”, argumentou a entidade.

Note-se que a Central de Compras da CIMBAL dispõe de “uma oferta alargada de produtos e serviços” abrangidos pelos acordos-quadro, nomeadamente eletricidade, combustíveis, gás ou refeições escolares. Segurança, higiene e saúde no trabalho, pneus, veículos elétricos e híbridos, serviços de vigilância e segurança e seguros são outras das áreas abrangidas.

 

Fotografia de cimbal.pt