O presidente da Câmara de Bourges, Yann Galut, estará de visita a Évora nos próximos dias para aprofundar o processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura, comum a Portugal e França, que receberão a iniciativa em 2027 e 2028, respetivamente.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Évora explica que “Bourges é uma das quatro cidades francesas finalistas na candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2028”, e que Évora e Liepāja (Letónia), designadas Capital Europeia da Cultura em 2027, passarão o testemunho a České Budějovice, na República Checa, e a uma cidade francesa que ainda será selecionada.
Neste sentido, a visita de Yann Galut à cidade alentejana começou na quinta-feira, prolongando-se até sábado, dia 5 de agosto.
Hoje, sexta-feira, o autarca de Bourges será recebido pela Equipa de Missão Évora_27, “para abordar a experiência do processo de candidatura que trouxe o título de Capital Europeia da Cultura para Évora, e o Alentejo, assim como os primeiros passos na implementação da mais emblemática iniciativa cultural da Europa”, refere a mesma fonte.
Já no sábado, Yann Galut irá visitar o centro histórico de Évora, e conhecer algumas instituições culturais da cidade.
Carlos Pinto de Sá, autarca de Évora, afirma que “aprofundar a ligação de Évora, e do Alentejo, ao resto da Europa, e reforçar novas colaborações com vista a ultrapassar desafios comuns são objetivos da Capital Europeia da Cultura. Nesse sentido, estamos muito satisfeitos por poder partilhar com Bourges a experiência de Évora no processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura, à semelhança do que temos feito com outras cidades europeias”.
Em 2028, uma cidade francesa receberá o título de Capital Europeia da Cultura. Na corrida, estão as cidades de Bourges, Clermont-Ferrand, Montpellier e Rouen, as finalistas de um processo de seleção semelhante ao que aconteceu em Portugal, entre 2020 e 2022.
Para além de França, também a República Checa irá acolher uma Capital Europeia da Cultura em 2028: a cidade de České Budějovice foi selecionada. Finalmente, um terceiro país, pertencente à Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA)/Espaço Económico Europeu (EEE), irá também receber o título Capital Europeia da Cultura em 2028.
Fotografia de magcentre.fr