O Dia Mundial do Animal, assinalado este sábado, 4 de outubro, serve de enquadramento para um alerta do Canil e Gatil Intermunicipal (CAGIA) relativo ao crescimento do número de animais errantes na região.
Os dados mostram um aumento contínuo de cães recolhidos nos últimos anos. Em 2022 foram recolhidos 275, número que subiu para 282 em 2023 e para 372 em 2024. Em 2025, até 30 de setembro, já foram recolhidos 358 cães, sendo expectável que o total ultrapasse os anos anteriores. Em sentido inverso, a entrada de gatos tem diminuído, fruto da implementação do programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), aplicado em vários municípios alentejanos para o controlo de colónias felinas.
A tendência local reflete também a realidade nacional. Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), existem atualmente cerca de 930 mil animais errantes em Portugal Continental. Em 2023 foram recolhidos das ruas 45.148 animais, o número mais elevado registado até ao momento.
O CAGIA salienta ainda a importância da identificação eletrónica de cães, gatos e furões a partir dos 120 dias de idade. Entre 2022 e 2024, apenas 0,02% dos animais recolhidos puderam ser devolvidos aos seus tutores por terem microchip, o que evidencia a dificuldade na recuperação de animais perdidos. O abandono animal é considerado crime em Portugal desde 2014.
O Dia Mundial do Animal, comemorado desde a entrada em vigor da Convenção Europeia para a Proteção dos Animais de Companhia, em 1994, é visto como um momento de reflexão sobre o bem-estar animal. O CAGIA atua diariamente na recolha de animais errantes nos 12 municípios que integra, garantindo os cuidados necessários e promovendo a adoção responsável.
Criado em 2010, o Canil e Gatil Intermunicipal da Resialentejo serve os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Moura, Mourão, Ourique, Reguengos de Monsaraz, Serpa e Vidigueira. Para além da recolha de animais errantes, desenvolve ações de sensibilização, campanhas de adoção e garante o bem-estar dos animais acolhidos.