14 Outubro 2017      10:33

Está aqui

ATRASOS NOS CONCURSOS ATRASAM A TECNOLOGIA

GRAVES ATRASOS NA ABERTURA DE CONCURSOS PARA PROJETOS NA ÁREA DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA.

 

Estamos praticamente a completar 2 anos de Governo do PS com apoio do BE, PCP e PEV.

No entanto, ainda não foram abertos os concursos de candidaturas para: desenvolvimento de infraestruturas na área da transferência de tecnologia; criação parques ciência e tecnologia; criação de incubadoras de base tecnológica; criação de viveiros de empresas; criação de ninhos de empresas; criação de Áreas de Acolhimento Empresarial; criação de Centros de Negócios.

Passaram 2 anos e dois anos é muito tempo para quem tem ideias, para quem tem iniciativas. Dois anos é demasiado tempo. Mata quaisquer iniciativas que possam surgir!

 

Mas quais as razões?:

Simples: Incompetência deste Governo. Mas também bloqueio nos Mapeamentos para as infraestruturas científicas e tecnológicas.

2 anos e os Mapeamentos para as infraestruturas científicas e tecnológicas ainda não foram entregue em Bruxelas. Esta é uma condição ex ante no financiamento destes projetos através do PORTUGAL 2020.

Esta inoperância impossibilita as entidades do sistema científico e tecnológico de apresentarem as suas candidaturas. Limitam a existência de Start Ups, Spin Offs, etc.;

A transferência de tecnologia do mundo cientifico e tecnológico para o mundo empresarial deveria ser estratégica e prioritária para Portugal.

E não é por falta de dinheiro. Porque estes projetos têm financiamento garantido (que não está a ser utilizado) através do PT 2020.

Qual a verdadeira razão desta falha grave? Incompetência do Governo.

 

Até conseguiram acabar com aquilo que era uma grande ideia do anterior Governo: A Criação de Centros de Excelência para as 3 Universidades do Interior: Beira Interior e Évora ficaram bloqueados os projetos (a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro pretendia especializar-se na Vinha e no Vinho, a da Beira Interior pretendia dedicar-se às Novas Tecnologias e a Universidade de Évora pretendia ter um centro virado para a Agricultura, Água e Energia);

Ainda foi desenvolvido o Centro de Excelência da UTAD. Os restantes foram varridos do mapa. Como pode este Governo falar de políticas para o interior, para os territórios de baixa densidade? Como pode este Governo falar de inovação e desenvolvimento tecnológico?

Outro Bloqueio tem a ver com a falta de Mapeamentos para as áreas de acolhimento empresarial e logística. Faz com que exista uma forte impossibilidade das Autarquias apresentarem as suas candidaturas. Mais grave, estão a condicionar o arranque de projetos empresariais. Logo, impossibilidade de apresentação de projectos empresariais inovadores, incluindo os que devem estar enquadrados com a ENEI (NACIONAL) e EREI (Estratégia Regional de Especialização Inteligente) de cada Região.

Estão a matar a possibilidade de desenvolvimento de empresas, nomeadamente as inovadoras e as de base tecnológica, de se desenvolverem.

Como é que se podem justificar estes gigantescos atrasos?

 

Imagem de s03.s3c.es