6 Dezembro 2022      15:23

Está aqui

Ataques na rede WiFi e como se proteger

Ataques às redes WiFi são mais comuns do que você pode imaginar. Infelizmente, a maioria das pessoas está preocupada em proteger-se de vírus e outras ameaças mais populares para o grande público.

Em primeiro lugar, obter um bom antivírus é uma boa ideia. Deve comparar qual antivírus é a melhor solução e então comprar a melhor opção possível. Um antivírus é obrigatório para a maioria dos casos.

Dito isso, é necessário que fique atento a outros tipos de problemas de segurança, como os ataques às redes WiFi, tema que vamos cobrir neste artigo.

A seguir vamos apresentar quais são os ataques às redes WiFi mais comuns e como se proteger dessas ameaças.

 

Packet Sniffing

As redes de computadores, em especial as redes WiFi, são criadas para transferir informações de um ponto para outro. Para acelerar o processo de transferência, as informações são enviadas em pacotes.

O problema é que é bastante fácil capturar esses pacotes. Existem protocolos de redes de computadores para a transferência de dados, o mais seguro e comum é o HTTPS. Sempre que acede a um endereço na internet, é provável que vai ter um HTTPS no começo.

Sites como o Google utilizam esse protocolo. É o suficiente para proteger os seus dados na maioria dos casos. Mas se quiser mais segurança contra pessoas que capturam os pacotes de informações que envia e recebe na internet, é interessante investir em encriptação.

Ou pode adicionar uma camada extra de privacidade ao usar um software VPN. Uma VPN é um programa que cria uma rede privada dentro de uma rede pública. Por exemplo, uma rede privada dentro da internet. Dessa forma os seus dados estão mais seguros.

 

Acesso não autorizado

O acesso não autorizado é simplesmente pessoas que não deveriam ter acesso a sua rede acedendo à mesma. Isso pode acontecer por muitos motivos, por exemplo, um funcionário descuidado.

Os criminosos adoram abusar das fraquezas humanas. Um criminoso poderia ligar para o funcionário de uma empresa e passar-se por um funcionário da provedora de internet e perguntar qual a senha da rede WiFi sob o pretexto de que a informação seria necessária para realizar testes ou melhorias.

O típico funcionário de empresa não vai pensar duas vezes e entregará a senha. Pode resolver com ações de formação de segurança online aos funcionários.

 

Jamming

Jamming, também conhecido como interferência na rede, é apenas o ato de inviabilizar o funcionamento de uma rede WiFi. Devido à natureza das redes WiFi, é fácil fazer este tipo de ataques.

Auriculares de ouvido bluetooth ou até micro-ondas podem prejudicar o funcionamento da sua rede WiFi. A forma de resolver isso é investindo no poder de sinal do seu router.

Pode faze-lo adotando algumas técnicas simples, por exemplo, deixar o router em pontos estratégicos da casa. Nunca deixe um router perto de outros aparelhos eletrônicos que também fazem a transferências de informações sem fio.

 

Rede duplicada

A rede duplicada também é conhecida como gêmea do mal. É uma rede idêntica a uma rede que já existe, só que é operada por criminosos. Por exemplo, imagine uma rede WiFi com o nome Casa01. Criminosos podem criar uma rede aberta com o nome CasaO1.

Todos os dados transmitidos através desta WiFi podem ser capturados. O segredo para evitar isso é a autenticação. Crie senhas fortes para as redes que usa e informe todos os usuários qual a rede a usar quais são as credenciais para aceder.

Se tem uma empresa e os seus funcionários usam a rede WiFi da mesma, deixe claro qual é a rede WiFi e qual é a senha. Isto é, precisa treinar os seus funcionários em técnicas básicas de segurança, mesmo quando a sua empresa não é do ramo da informática.

 

Considerações finais

Estes são alguns dos ataques mais comuns às redes WiFi. A verdade é que a melhor forma de se proteger é manter-se atualizado. Técnicas novas de invasão podem surgir de uma hora para outra.

Não se engane, os crimes virtuais são mais comuns do que pode imaginar. Comece a ler blogs sobre segurança da informação para se proteger.