4 Janeiro 2021      12:10

Está aqui

Associação Zero garante que Alqueva será um problema ambiental grave

O presidente da Associação Zero, Francisco Ferreira, alertou que o projeto do Alqueva vai ser, no futuro, “um gigantesco problema ambiental”.

Em declarações à Rádio Castrense, o responsável garante que a culpa é das “práticas agrícolas e o desrespeito pelas normas ambientais”, nomeadamente no que diz respeito à “forma como a água está a ser gerida” e, acima de tudo, à “ocupação do território com culturas intensivas”, que são um “claro dano de longo prazo e, nalguns casos, também de curto prazo, para o ambiente”.

O responsável enumera também que “áreas a serem cultivadas sem terem sido ainda autorizadas” e a “aplicação fortíssima de químicos, quer para controlo de pragas quer para fertilizantes” são alguns exemplos de más práticas agrícolas.

Além disso, o presidente afirma que “aquilo que estava pensado para Alqueva não é aquilo que se tem vindo a concretizar”, e que a sustentabilidade deveria ser um dos objetivos principais do projeto. “Aterroriza-nos um pouco a dimensão enorme da passagem de 120 para 200 mil hectares em termos de suporte agrícola, principalmente pela falta de controlo que sentimos que há, na forma como esta especulação pelos terrenos e pela ocupação do olival e do amendoal tem acontecido”.

Francisco Ferreira lamentou ainda que “já transmitimos esta nossa preocupação à EDIA, mas até ao momento não obtivemos qualquer resposta”.

 

Fotografia de 24.sapo.pt