A Associação Évora 2027, encarregada de desenvolver e promover a iniciativa Évora_27 Capital Europeia da Cultura, acaba de nomear António Costa da Silva e Bruno Fraga Braz para a sua Direção Financeira e Direção de Comunicação e Alcance.
Em comunicado, a associação refere que, na passada segunda-feira, a Assembleia Geral nomeou, por maioria, dois membros da direção, estando a presidência a cargo de Maria do Céu Ramos.
Assim, a Direção Financeira será assumida por António Costa da Silva, economista e atual presidente adjunto da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), enquanto a Direção de Comunicação e Alcance ficará a cargo de Bruno Fraga Braz, consultor de comunicação e atual assessor na mesma área da Fundação Eugénio de Almeida.
Note-se ainda que a nomeação de Maria do Céu Ramos para presidente da Direção da Associação Évora 2027 foi feita “em regime de comissão de serviço”, sendo “concretizada através de despacho conjunto a emitir pelo Ministério da Cultura Português e o município de Évora”.
A jurista, atual Secretária-Geral da Fundação Eugénio de Almeida e presidente da Associação Portuguesa de Fundações, integrava a Comissão Executiva Évora 2027, organismo liderado pela Câmara Municipal de Évora que impulsionou a candidatura de Évora, e do Alentejo, a Capital Europeia da Cultura.
“Maria do Céu Ramos entrará em funções após a respetiva tomada de posse em data a anunciar brevemente, e o seu mandato terá uma duração de cinco anos, podendo ser prorrogado por mais um ano, segundo os estatutos da associação”, acrescentou a mesma fonte.
Recorde-se que a Associação Évora 2027, criada em fevereiro de 2024, tem como missão garantir a implementação da componente imaterial de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, “incluindo planeamento, operacionalização, monitorização e legado, de acordo com o proposto em dossiê de seleção que, após a designação de Évora como Capital Europeia da Cultura, se tornou o contrato de facto entre a cidade e os seus cidadãos, por um lado, e com a Comissão Europeia e o Ministério da Cultura português, por outro”.
Fotografia de cm-evora.pt