2 Agosto 2019      12:55

Está aqui

Associação de artistas e EDP dão vida às caixas de distribuição de energia em Évora

As ruas de Évora estão diferentes e mais coloridas graças ao projeto Yabura St.Art, uma iniciativa da EDP Distribuição e da 100 Pavor – Associação de Artistas Plásticos, que pretende embelezar o espaço público da cidade eborense, ao mesmo tempo em que se dá a conhecer um pouco da história de Évora por quem ali passa.

A Rua dos Apóstolos e a Rua 1º de Maio foram as primeiras zonas da intervenção artística que consistiram na pintura de dois armários de distribuição de energia elétrica em Baixa Tensão da EDP Distribuição. Os temas retratados foram Artes e Ofícios Tradicionais de Évora (Latoeiro) e os Apóstolos (fotografia adaptada de uma escultura da Sé Catedral de Évora, pelo Escultor Mestre Pero). 

Está igualmente prevista uma terceira intervenção na Avenida Combatentes da Grande Guerra que vai remeter para o símbolo das pastilhas elásticas “Pirata”, produzidas pela fábrica Diana, em Évora.

“Com estas intervenções esperamos contribuir para o benefício da estética destes equipamentos que integram o mobiliário urbano, promovendo a arte urbana através de pinturas alusivas a figuras icónicas, monumentos e artes e ofícios tradicionais da cidade de Évora”, destaca Eugénio Lemos Sousa, diretor da Direção de Rede e Concessões Sul da EDP Distribuição.

Ao todo serão 10 armários de distribuição a ganhar uma nova vida pela mão dos alunos das oficinas de Artes Plásticas da 100 Pavor.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.