19 Novembro 2018      14:38

Está aqui

A árvore de Natal matematicamente perfeita

Por esta altura já muitos pensam na decoração da árvore de Natal. Quer se opte pelo tradicional vermelho e verde, ou por cores mais ousadas, a decoração da árvore passa, quase sempre, por fios de luzes, fitas e bolas que, num exercício de paciência, serão distribuídos pela árvore.

Se pretende apenas cumprir a tradição, e não tem grandes preocupações com o resultado final da decoração da sua árvore de Natal, pode optar por usar todos os enfeites que tem guardado ano após ano e parar a leitura desta crónica por aqui!

Se aspira à árvore de Natal perfeita, a Matemática pode dar uma ajudinha!

Em 2012, em resposta ao desafio de uma loja de decorações de Natal, dois alunos de Matemática da Universidade de Sheffield, Nicole Wrightham e Alex Craig, criaram uma fórmula que permite calcular o número perfeito de enfeites para uma decoração harmoniosa da árvore de Natal. Em função da altura da árvore, a fórmula criada por estes dois estudantes, indica quantas bolas devem ser usadas, o comprimento do fio de luzes, o comprimento de fita e até a altura da estrela ou anjo a colocar no topo da árvore.

 

Fórmula Wrightham- Craig para a árvore de Natal perfeita

 

Representando por h a altura da árvore:

A Matemática não é o seu forte? Sem problema … use a calculadora disponível aqui  

 

Imagem de abrilmdemulher.files.wordpress.com

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.