11 Março 2016      08:54

Está aqui

ARTE & MANHA É MADE IN ALENTEJO

Chama-se Cristina Dias Merkens e nasceu em Évora há 44 anos mas é a partir do Redondo que produz os acessórios da Arte & Manha, uma marca que criou em 2012. Fomos conhecê-la melhor e ao seu projeto. Fique a conhecer também em https://www.facebook.com/Arte-Manha-535175279842284/timeline

Tribuna Alentejo – É preciso ter mais “arte” ou “manha”, para criar os estojos, porta-moedas, malas, peças de vestuário originais que podemos ver na página do Facebook da Arte & Manha?

Cristina Dias Merkens – Quando comecei havia muita ‘’manha’’, os conhecimentos que tinha de costura não me chegavam, para dar corpo à arte , não conseguia criar o que tinha em mente…! Mas não podia deixar que isso me impedisse de criar, então dediquei muitas horas à investigação – felizmente encontramos online material disponível para conseguir aprender várias coisas, no caso, a costurar.

Tribuna Alentejo – Sempre gostou de fazer trabalhos manuais? Tem formação nesta área?

Cristina Dias Merkens – Não tenho formação nesta área – tenho quase, quase o curso superior de Economia. Desde que me conheço por gente que gosto de trabalhos manuais – sempre adorei pintar, desenhar ( é das mais ternas recordações de infância, o cheirinho dos lápis de cor…daquelas pequenas , lembram-se ? ). E naquela altura era muito vulgar as meninas aprenderem crochet, tricot… A minha avó e uma das minhas tias cheias de paciência nas tardes de verão… Curiosamente na altura não gostava nada de costura! Todo o universo da cor e das formas me atrai. É isso a substância do meu trabalho.

Tribuna Alentejo – Esta era uma atividade que consegui conciliar com o seu trabalho de administrativa em Évora ou este deixava-lhe pouco tempo para o resto?

Cristina Dias Merkens – Na altura ainda não tinha começado nestas lides. Nem podia imaginar que conseguiria algum dia costurar à máquina, na verdade. Com dois filhos pequenos, o meu tempo dividia-se entre eles e o trabalho…

Tribuna Alentejo – O que a motivou a deixar o seu emprego?

Cristina Dias Merkens – Na verdade o que levou a deixar o emprego foram os meus filhos…Tinham 4 e 5 anos na altura. Precisavam da minha atenção a todos os níveis. Precisavam da minha presença. Não hesitei, deixei o trabalho. Quando fiquei mais por casa comecei, então a procurar algo que me preenchesse – longe de imaginar que tomaria a dimensão que tem hoje.

Lembrei-me de mostrar a uma amiga minha (que mora no meu coração) , as primeiras peças que fiz, que as mostrou às sua colegas de trabalho que gostaram, compraram e encomendaram! … Foi aí que tudo começou.

Tribuna Alentejo – E como podemos adquirir? É possível comprar através da página do Facebook?

Cristina Dias Merkens – Sim , para adquirir é através da página do facebook (deixando mensagem privada ), ou então pessoalmente (quem viver aqui perto ).

Tribuna Alentejo – E em feiras, lojas...

Cristina Dias Merkens – Feiras de artesanato só faço aqui, na minha terra, nas famosas Festas de Agosto. A lojas ainda não cheguei.

Tribuna Alentejo – Que acessórios despertam mais a atenção dos clientes?

Cristina Dias Merkens – As carteiras e bolsas sempre despertaram o interesse dos clientes, mas neste momento o que tem mais procura são as sweats personalizadas , decoradas sempre de forma muito criativa.

 

Tribuna Alentejo – Como é um dia de trabalho “normal”? Estes acessórios demoram muito tempo a fazer?

Cristina Dias Merkens – Bem, normalmente não consigo começar a costurar logo de manhã – tenho que fazer aquelas tarefas inerentes ao funcionamento da casa. Só por volta das 16 H, começa o meu ´´outro´´ dia de trabalho e prolonga-se até que consiga manter os olhos abertos…

Eu costumo dizer de cada peça leva o tempo que for preciso. Há peças mais complicadas. Por vezes tem que desfazer o que se fez porque há algo errado…Cada peça é feita com muito carinho e atenção. Adoro surpreender . Como a grande maioria das clientes deixa ao meu critério a escolha dos padrões, das cores ,consigo surpreendê-las. Isso é tão bom.

 

Tribuna Alentejo – Como é gerir este projeto a partir do Redondo? Que vantagens e desvantagens encontra?

Cristina Dias Merkens –A grande vantagem é que trabalho em casa. Quando e como eu quiser. Na verdade não encontro grandes desvantagens. A internet permite-me ligar rápida e facilmente quer aos clientes quer aos fornecedores.