9 Novembro 2022      09:43

Está aqui

“Arrebita Alentejo” reúne chefs “de luxo” em Santiago do Cacém

O município de Santiago do Cacém vai receber, nos dias 19 e 20 de novembro, a 1.ª edição do Festival de Gastronomia “Arrebita Alentejo”, que vai contar com “um elenco de chefs de luxo” e cuja entrada é gratuita, tendo os pratos um preço único de 6 euros.

Segundo os promotores, citados pela Rádio M24, a azáfama habitual do mercado “vai dar lugar a uma festa única” que será “inundada de cheiros e sabores” e junta “produtores e comerciantes residentes” ao “novo talento da gastronomia alentejana e a nomes consagrados da cozinha portuguesa”.

A iniciativa conta ainda com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Alentejo, numa coprodução da Amuse Bouche e da Câmara de Santiago do Cacém, pretendendo ser “uma homenagem à gastronomia e aos produtos da carismática região”.

O festival “Arrebita Alentejo” arranca no sábado (dia 19), das 12:30 às 23:00, com alguns dos projetos mais relevantes da nova cena gastronómica alentejana e uma “nova geração de cozinheiros que recria e eleva a cozinha e os produtos do Alentejo a outro patamar, numa vertente mais criativa e inovadora”.

Entre os chefs convidados contam-se João Narigueta (Híbrido, Évora), Francesco Ogliari (Tua Madre, Évora), Gonçalo Queiroz (Origens, Évora), Filipe Rebocho (chef ‘nómada’, Évora), Filipe Bilro (Larau, Estremoz), Rúben Trindade Santos (Casa Gadanha, Estremoz) e David Vitorino (Brutos Food and Beer, Santiago do Cacém).

A estes juntam-se dois nomes incontornáveis da gastronomia tradicional da região, nomeadamente António Nobre e Joaquim Saragga Leal, ambos grandes embaixadores desse imenso património cultural.

A dupla Pão da São, um projeto de pão artesanal de sucesso na região, vai ocupar uma banca com o intuito de “fazer crescer água na boca, com muito mais para comer do que o delicioso pão com farinha de moleiro, a quadra natalícia pede bolo-rei e muitas outras iguarias natalícias”.

A programação do evento conta ainda com teatro de rua e músicos ambulantes durante o dia.

Já no domingo (dia 20), o festival começa às 12:30 e estende-se até às 20:00, “com a maior concentração de chefs com estrelas Michelin a cozinhar para o grande público no Alentejo”, destacam os promotores.

“Distinguidos pelo guia mais famoso do mundo, que os coloca entre os melhores dos melhores, todos eles irão servir pratos incríveis no Mercado Municipal de Santiago do Cacém, numa ação pioneira de democratização da gastronomia”, sublinha a mesma fonte.

Vincent Farges (Épur*, Lisboa), Alexandre Silva (Loco*, Lisboa), Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho*, Cascais), Luís Brito (A Ver Tavira*, Tavira), Tiago Bonito (Casa da Calçada*, Amarante), João Lopes (Bon Bon*, Carvoeiro) integram o cartaz.

A eles juntam-se Miguel Laffan (Palma, Monforte), um dos chefs mais acarinhados da região, e Ana Moura (Lamelas, Porto Corvo) e Nikita Polido (Celmar, Sesimbra), duas das mais talentosas cozinheiras da nova geração.

O pão artesanal vem da Millstone Sourdough, do David Jesus e da Sandra Freitas (Lisboa), que também vão levar doces da época, bolinhos e bolachas.

 

Fotografia de consumidorglobal.com