6 Julho 2016      14:50

Está aqui

ARQUITETO DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA PREMIADO

O arquiteto e investigador do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, Luís Duarte Ferro, foi um dos galardoados na 4.ª edição do Prémio Arquitectos Agora 2016 (PAA). O Prémio é uma iniciativa de âmbito nacional promovida pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitetos (OASRS), que procura mobilizar os novos membros da Ordem dos Arquitetos a elaborarem relatos criativos em relação ao seu período de aquisição de experiência profissional, em Portugal ou no estrangeiro, distinguindo textos, fotografias, vídeos e ou desenhos.

O júri, composto pelo arquiteto Luís Tavares Pereira e pelo fotógrafo Tiago Casanova e presidido pelo arquiteto Nuno Mateus, considerou a reflexão apresentada por Luís Duarte Ferro como “rica e poética/sedutora”, sublinhando a experiência que advém do estágio, a partir do trabalho de levantamento de um apartamento em Lisboa e a relação “imprescindível” entre medir, observar e desenhar.

Formado em Arquitetura pela Universidade de Évora, Luís Ferro realizou um ano de formação através do programa ERASMUS na Yildiz Technical University, na cidade turca de Istanbul, onde teve contacto com diferentes perspetivas e abordagens ao nível da arquitetura e realizou estágio em Lisboa no atelier bugio do arquiteto João Favila Menezes. Pelo qual já tinha sido distinguido em 2015, na segunda edição do Prémio Estágios, promovido pela OASRS. O júri, na altura, apreciou a "viagem conceptual do seu percurso, abrindo o estágio a outras geografias e cronologias".

Em 2009, a sua tese de mestrado, incidiu sobre “o espaço do eremitério de Santa Maria Scala Coeli: a casa cartusiana do Alentejo”, a qual pretendeu estabelecer e estudar a evolução da conceção do eremitério cartusiano – definido pelo claustro grande e pelas celas – através de uma análise comparativa estabelecida com outros conventos, baseada em inúmeros documentos, muitos deles à data ainda desconhecidos. Após concluir a sua formação foi docente convidado no Departamento de Arquitetura da UÉ onde lecionou entre 2013 a 2015.

Luís Duarte Ferro é atualmente estudante de doutoramento na FLUP em arquitetura e coordenador na UÉ do projeto “Lugares Sagrados; as cubas da Kûra de Beja”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do CHAIA onde desenvolve Investigação desde 2009.

Entre os vencedores do PAA 2016, encontram-se ainda Helena Barros Barroco, João Pedro Cano, João Quintela e Simão Silveira Botelhos. Cada um dos vencedores desta quarta edição, entre 12 concorrentes, vai receber 500 euros em prémio pecuniário e verá as suas histórias expostas na galeria da OASRS e incluídas no respetivo catálogo do PAA.

Imagem daqui.