26 Maio 2021      09:40

Está aqui

Professora universitária eborense vence Prémio Gonçalo Ribeiro Telles

A arquiteta eborense e professora universitária Aurora Carapinha venceu ontem o prémio Gonçalo Ribeiro Telles

Este prémio, que pretende homenagear a visão do Professor Gonçalo Ribeiro Telles, elege anualmente personalidades que se tenham destacado nas áreas do ambiente e da paisagem e com percursos de vida ligados ao serviço cívico, sendo uma uma iniciativa do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, da Causa Real, da Ordem dos Engenheiros e da APAP - Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.

Aurora Carapinha é arquitecta paisagista, doutorada em Artes e Técnicas da Paisagem pela Universidade de Évora, onde é professora no Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento. É também investigadora do Centro de História de Arte de Investigação Artística, instituto onde coordena projectos de investigação sobre a paisagem na cultura portuguesa e a transformação da mesma ao longo dos anos. Nas dezenas de trabalhos publicados em seu nome, observa-se uma grande preocupação com a questões ambientais, que trata frequentemente em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Esta segunda edição foi tornada pública justamente no dia da celebração do 99º aniversário de Gonçalo Ribeiro Telles. O galardão foi atribuído ex-aequo a José Sá Fernandes, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Lisboa.