22 Fevereiro 2023      11:40

Está aqui

Aquedutos de Évora e Elvas entre os mais bonitos de Portugal

Aqueduto da Água de Prata (Évora) e Aqueduto da Amoreira (Elvas)

Portugal tem muitos aquedutos, que eram tipicamente edificados sobre arcadas ou outras plataformas, tendo vários deles sido, ao longo do tempo, classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.

Num artigo da autoria do blog Volto Já, publicado no portal Sapo Viagens, explica-se que o seu desenvolvimento foi fortemente impulsionado pela civilização romana.

Segundo as mesmas fontes, Pedro Inácio escreveu no livro “Aquedutos de Portugal: arte e património” que o mais antigo aqueduto estudado é o aqueduto de Conímbriga, que data do século I d.C, enquanto o mais moderno é o de Alviela, uma construção terminada em 1880. 

Neste mesmo artigo, é feita uma lista com os 18 aquedutos mais bonitos de Portugal, lista da qual fazem parte o Aqueduto da Água de Prata, em Évora, e o Aqueduto da Amoreira, em Elvas.

A lista fica completa com o Aqueduto das Novas Janelas, em Ponta Delgada, Açores, o Aqueduto de Alviela, em Alcanena, o Aqueduto de Óbidos, o Aqueduto do Caneiro, na Amadora, o Aqueduto de São Sebastião, em Coimbra, o Aqueduto de Santa Clara, em Vila do Conde, o Aqueduto dos Pegões, em Tomar, o Aqueduto romano de Conímbriga, o Aqueduto da Fonte dos Canos, em Torres Vedras, o Sete Fontes de S. Victor, em Braga, o Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa, a Casa da Água, em Sesimbra, o Aqueduto de Setúbal, o Aqueduto de Pontes, em Melgaço, o Aqueduto de Arruda dos Vinhos e o Aqueduto de Santo Antão do Tojal, em Loures.

 

Fotografias de pt.wikipedia.org e cm-elvas.pt