27 Abril 2018      11:03

Está aqui

Apesar da confusão de Bruxelas, Évora ainda acredita em ligação de TGV a Espanha

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora ainda acredita que o troço de linha ferroviária que ligará Évora a Elvas e cuja construção arranca em 2019 venha a fazer ligação em Alta Velocidade para passageiros. As declarações surgem na sequência da confusão criada ontem por Bruxelas provocadas por um documento que foi divulgado numa conferência sobre a rede de transportes transeuropeia em Liubliana, na Eslovénia, e que destaca a relevância do troço entre Évora e Mérida. "O porto de Sines estará ligado de forma mais eficiente ao eixo de mercadorias Sines-Elvas-Madrid-Paris e a secção transfronteiriça tratará um importante elo em falta na conexão de alta velocidade ferroviária entre Lisboa e Madrid (sublinhado nosso).

Contudo o governo português apressou-se a esclarecer que a nova linha em vez da alta velocidade será apenas de "alto desempenho" e apenas para mercadorias para já.

A linha corre no mesmo troço do projeto de alta velocidade pensado ainda no tempo do governo de José Sócrates, mas que nunca avançou. Daí a confusão de Bruxelas. "O projeto inicialmente pensado teria três linhas, duas delas estariam dedicadas à alta velocidade de passageiros e uma à ferrovia de mercadorias", lembra o ministro, mas a "linha que está agora em implementação, desse projeto maior, é a ferrovia de mercadorias", reforçou junto do DN.