1 Outubro 2020      09:21

Está aqui

Antigo hotel em Portalegre transformado em residência universitária

Um hotel de três estrelas que encerrou em 2012, em Portalegre, foi transformado em residência universitária com 83 quartos, numa parceria entre um investidor privado e o instituto politécnico daquela cidade.

O “Congress Hotel and SPA Turismo São Mamede”, resultado de um investimento de oito milhões de euros, com comparticipação do Estado de dois milhões de euros, foi inaugurado em 2009 pelo então secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

Em declarações à agência Lusa, Albano Silva, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), afirmou que se trata “de um investimento privado, tendo sido celebrado um protocolo com o Instituto Politécnico de Portalegre, servindo este espaço como suplemento à nossa residência de estudantes”.

Segundo o responsável, este ano os alunos bolseiros, se não tiverem lugar na residência de estudantes do IPP, que nesta altura se encontra “cheia”, têm um suplemento de alojamento que pode atingir um valor de 219 euros. “Este valor permite acomodar os alunos nessa residência sem pagarem quase nada. O espaço tem umas condições muito boas”, acrescentou.

Albano Silva acrescentou ainda que este antigo hotel “foi uma resposta que nós encontrámos com os privados para resolver os problemas do alojamento em Portalegre, com uma qualidade que não há no país”.

O presidente do IPP explicou ainda que, devido à pandemia de covid-19, foram obrigados a reduzir o número de camas na residência mista da instituição: “nós temos nesse espaço 190 camas neste momento, tivemos de reduzir em um terço a lotação”.

Recorde-se que na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior foram colocados 352 estudantes no IPP, sendo que 72% dos alunos são oriundos de outros distritos do país.

 

Fotografia de facebook.com