O antigo deputado do PCP João Dias vai ser o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Serpa, de maioria comunista, nas eleições autárquicas do próximo ano.
Segundo a agência Lusa, a candidatura foi anunciada, em comunicado, pela Coordenadora da CDU do Concelho de Serpa, sem explicar os motivos pelos quais não recandidata o atual presidente, João Efigénio Palma, que cumpre o primeiro mandato.
Note-se que João Dias foi deputado do PCP na Assembleia da República, entre 2018 e este ano, eleito pelo círculo de Beja, tendo sido vice-presidente das comissões de Agricultura e Mar e de Saúde e membro do conselho de administração do parlamento.
Natural de Serpa, João Dias, de 51 anos, é enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação, professor assistente convidado na Universidade de Évora, na Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny.
Militante do PCP e membro da Direção da Organização Regional de Beja do partido, João Dias já foi membro eleito na Assembleia Municipal de Beja e na Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves, neste concelho alentejano.
Entre outras funções, a CDU destacou que o candidato foi coordenador da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Beja.
“João Dias tem uma profunda ligação ao concelho de Serpa, onde nasceu e onde viveu e estudou até completar o ensino secundário. Teve e tem envolvimento em várias coletividades do concelho de Serpa”, realçou a mesma fonte.
No comunicado, a coligação liderada pelo PCP salientou que esta candidatura assume-se de “continuidade do trabalho e intervenção da CDU à frente dos destinos do concelho desde a Revolução do 25 de Abril, sempre ao serviço das suas populações”.
“A CDU orgulha-se da intervenção e gestão autárquica em Serpa, com imensa obra realizada na câmara e nas freguesias ao longo de décadas, obra essa a que a atual equipa que gere os destinos do concelho, encabeçada pelo atual presidente da CM de Serpa, João Efigénio, soube dar expressão e seguimento”, acrescentou.
Fotografia de observador.pt