27 Agosto 2020      10:19

Está aqui

Antiga escola de Montalvão transforma-se em museu para lembrar o passado

A antiga escola primária de Montalvão, em Nisa, foi transformada num espaço museológico denominado “Montalvão Vintage – Reviver o Passado”, num projeto que pretende relembrar os tempos antigos do ensino e a atividade agrícola e as tradições locais, tornando o edifício num local de preservação e exposição do “valioso acervo” das artes e ofícios ancestrais da localidade.

Tiago Natário, do gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Nisa, explicou ao jornal Público que “o objetivo do município é dar uma nova vida aos edifícios públicos que estão à responsabilidade da autarquia”. A antiga escola era utilizada em parte por uma associação da região e, de forma a dar utilidade total ao espaço, desenvolveu-se então este projeto para dar resposta à falta de um núcleo museológico na freguesia de Montalvão.

Assim, e de maneira a despertar a atenção dos transeuntes, a escola não perdeu o seu “estilo arquitetónico, típico do Estado Novo”. Além disso, uma das salas vai ter uma representação holográfica do ensino no tempo da ditadura. Ainda assim, à entrada, o edifício tem representações “gigantes” de utensílios agrícolas representativos das atividades típicas da região.

O município de Nisa, para este projeto de preservação da memória coletiva, contou com apoio de várias empresas, que cederam peças para as exposições, que são produzidas, também, com recurso a novas tecnologias. A autarquia acrescenta ainda que este museu visa assegurar a transmissão de uma herança para as próximas gerações, e assume que o espaço venha a atrair visitantes à aldeia.

A cerimónia de inauguração do espaço está agendada para o próximo sábado, dia 29 de agosto, pelas 17h, e vai contar com a presença do Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, e da presidente da Câmara de Nisa, Maria Idalina Trindade. O programa contempla ainda um concerto de Custódio Castelo.